A Origem da Siesta e Sua Importância Cultural

A siesta Espanhola de Todos os Dias

A origem da Siesta e sua importância

Siesta Espanhola

Você sabe como surgiu a siesta espanhola? Bem antigamente os romanos dividiam o período do dia  em  12 horas, e na “sexta” hora descansavam. Daí, a origem da palavra “siesta”, que no latim é “sexta” –  a hora do descanso.

Dessa maneira a Siesta espanhola  vem desse hábito de dormir ao meio do dia para descansar, o que acontece logo após o almoço.  Isso ocorre por uma explicação bem simples. O almoço é a refeição mais pesada do dia, por isso, depois do almoço do meio dia, a maioria do sangue do corpo se concentra no estômago com o  fim de fazer uma boa digestão. Desta forma, como é natural, o corpo entra em um estado de sonolência e cansaço. Além disso, as altas temperaturas que geralmente  fazem na España ao meio dia, especialmente nos meses do verão, torna difícil fazer qualquer trabalho ou qualquer atividade física ou mental.

Siesta Espanhola

Tempos atrás na Espanha, o trabalho abrangia um longo período, tanto que se dividia em duas etapas: A primeira iniciava às 09:00 horas da manhã  até às 14:00 horas da tarde, parando duas horas para o almoço,  e a segunda, das 16:00 às 20:00 horas.

No período em que a Espanha passava por um guerra civil, os trabalhadores espanhóis tinham dois empregos para se manterem, consequentemente, ficavam muito cansados da larga jornada de trabalho, por isso, eles estipulavam um horário de descanso durante o período da refeição e entre o término e o ínicio dos trabalhos. Entretanto, a partir do início dos anos 50, esses trabalhadores começaram a sair da zona rural para morarem nas cidades e trouxeram consigo esse hábito de pararem duas horas entre um trabalho e outro, mas agora utilizando esse tempo para seu descanso simplesmente.

A siesta espanhola, atualmente,  já não é mais tão popular como antigamente.  O comércio continua fechando por um período de  duas horas no meio da tarde, entretanto as pessoas não mais utilizam esse tempo para  descansar e sim para almoçar e fazer outras atividades.   O curioso é que estabelecimentos como farmácia, papelaria, administração pública, cabelereiros, entre outros, preferem fechar suas portas que ganhar mais dinheiro.  Inclusive, eles definem dois horários de atividade laboral, o período da manhã, que geralmente consiste das 09h00-14h00 e o período da tarde, das 17h00 às 20h00/21h00.   O  que podemos concluir é que está no sangue e na cultura espanhola priorizar a qualidade de vida.

Siesta Espanhola

Embora na cidade o costume da siesta espanhola já tenha se modificado, pode-se observar que nos pequenos vilarejos, os chamados “pueblos”,  essa tradição ainda  é mantida como prática de descanso.

Existem pesquisas que dizem que cochilar entre 10 a 40 minutos depois do almoço é muito saudável. Revigora o cérebro, aumenta a concentração e o corpo ganha mais energia. Sabendo destes benefícios, muitas empresas vêm aderindo a prática da siesta. Nas companhias que valorizam a motivação dos seus colaboradores, inúmeros espaços são adaptados para que as pessoas possam cochilar, se divertirem, conversarem, etc.

Foi notícia na Espanha, quando o Prefeito de uma cidadezinha, chamada Ador, próxima à Valência, resolveu reconhecer a importância da Siesta.  Foi decretado que entre as duas e cinco da tarde, tudo fecha por lei, não se pode fazer barulho. As crianças não podem estar na rua jogando bola, pois o silêncio é obrigatório. É a hora da “Siesta”.

 

Esse exemplo, porém, é um caso isolado, pois o que se vê na Espanha, atualmente, são os espanhóis bem distantes do costume da “siesta”.  Sabe-se que 60% dos espanhóis não fazem a “siesta” e 18% fazem no horário de meio-dia.

Infelizmente, nos tempos atuais, em qualquer lugar do mundo, as pessoas estão cada vez mais correndo  e deixando de fazer o descanso sagrado.

Acredito que o principal problema é a cultura de que “não pode parar”. O mantra atual diz que é necessário que o corpo e a mente sempre estejam ocupados,  fazendo  algo.

Dicas para fazer uma boa siesta espanhola

– Procure um lugar tranquilo, com uma temperatura agradável.

– É importante que exista silêncio ou, como muito, um leve ruido. Ou seja, se não pode haver silêncio total,  o melhor é que cheguem ao seu cérebro  apenas barulhos como do ventilador,  da máquina de lavar, do ar condicionado…. assim não fará com que seu cérebro trabalhe tanto para processar uma informação.

– É melhor fazer a siesta deitado, já que é  a posição natural do sono  e a maioria dos músculos ficará relaxado, ao contrário que quando esteja sentado.

–  Apenas descanse entre 20 e 30 minutos para  despertar com bastante energia e não mais cansado que antes de deitar.

Saiba Mais sobre a Cultura Espanhola

Gostou de aprender sobre a origem da siesta espanhola? Então tenho certeza que você também se interessará em aprender mais sobre os 5 artistas  espanhois mais famosos do mundo

error: Contéudo com direitos autorais!!
Abrir whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá! 😊

É um prazer receber sua mensagem! Sou Lilian, da ¡Qguay!, e estou aqui para ajudar você.👋

Neste momento, não consigo responder de imediato, mas prometo retornar o seu contato o mais rápido possível. Enquanto isso, se puder, deixe uma mensagem com o seu nome, sua dúvida ou o produto/serviço que chamou sua atenção. Vou adorar ajudar!

Obrigada pela compreensão e pelo seu interesse. Fique à vontade, estou à disposição para atendê-lo(a) em breve!

Com carinho,
Lilian