O Impacto da Arte na Cultura

5 Artistas Espanhóis Mais Famosos e Suas Obras Primas

Você conhece os 5 Artistas Mais Famosos espanhóis e suas obras primas? Espanha é um país internacionalmente conhecido por seus artistas e pintores. A lista de nomes de personalidades celebres é enorme.

Neste artigo, vamos comentar sobre os principais artistas, conhecer suas histórias e suas obras de arte emblemáticas.

5 Artistas espanhóis mais famosos  e suas obras primas:

          #1  Antoni Gaudí I Cornet

GaudiO primeiro artista que iremos conhecer é o arquiteto catalão Gaudí, que nasceu na cidade de Reus – Riocoms, Terragona, Espanha, em 25 de junho de 1852.

Começou seus estudos de arquitetura na Faculdade de Belas Artes e depois na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Barce

 Em 1874 foi para o serviço militar onde permaneceu até o ano de 1877. Em 1878, ano de sua graduação, conheceu o conde Eusebi Guell para quem construiu inúmeras obras importantes.

Seu primeiro trabalho individual de destaque foi a construção da “Casa Vicens” (1.883).

Os primeiros trabalhos de Gaudí sofrem as influências da arquitetura gótica e da arquitetura catalã tradicional, utilizando a técnica “mourisca” com destaques das formas, das cores e dos materiais.

Projetou e executou obras de edifícios com formas fantásticas e estruturas complexas com infinidades de detalhes. Possuía um método de trabalho incomum utilizando-se de modelos tridimensionais. Usou também a técnica catalã do trecadis, que consiste em usar peças cerâmicas quebradas para compor superfícies.

 Suas obras são de um estilo único e incomparável, marcadas por suas grandes paixões: A arquitetura, a natureza e a religião.   Iniciou-se no estilo neogótico e depois passou para o modernismo catalão. Dominava as técnicas utilizadas com cerâmica, vitral, ferro forjado e a marcenaria.

Obras Importantes

As obras do artista Antoni Gaudí encontram-se na sua maioria na Cidade de Barcelona, onde trabalhou a maior parte de sua vida, onde estudou arquitetura e por fim onde falecera.

Na sua juventude procurou o luxo e as riquezas, vez que sua origem era humilde, mas na velhice essa tendência desapareceu.

Nunca se casou e morreu com 73 anos de idade, vítima de atropelamento por um bonde, em uma avenida de Barcelona, no dia 10 de junho do ano de 1926.

Encontra-se sepultado na cripta do Templo Expiatório da Sagrada Família, em Barcelona – Espanha.

Sua obra prima, o edifício inacabado a Sagrada Família, é o monumento mais visitado da Espanha. Nos anos de 1984 e 2005, sete de suas obras foram classificadas como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

                      Algumas de suas principais obras:

  1.                       A Casa Vicens: –  1883 – 1888 – Barcelona.
  2.                       Sagrada Família: – 1883- 1926 – Barcelona.
  3.                        Pavilhões Guell: – 1884 – 1887 – Barcelona
  4.                        Palácio Guell; – 1886 – 1890 – Barcelona
  5.                        Casa Batines: – 1891 – 1894 – León.
  6.                        Casa Calvet; – 1898 – 1900 – Barcelona.
  7.                        Parque Guell: – 1900 -1914 – Barcelona.
  8.                        Casa Batiló: – 1904 – 1906 – Barcelona
  9.                        Casa Milá: – 1906 – 1910  –  Barcelona.

5 Artistas espanhóis mais famosos  e suas obras primas:

 

# 2 Pablo Ruiz Picasso  

         Picasso

O  segundo artista é o pintor Picasso. Pablo Ruiz Picasso nasceu em Málaga, aos 25 de outubro de 1881 e desde a sua tenra idade, mostrou-se talentoso para as artes. Seus primeiros desenhos representavam as touradas.

Aos 14 anos de idade, entrou na Escola de Belas-Artes em Barcelona.  Foi premiado oficialmente pela primeira vez, em Málaga, com o quadro:  “Dois Patos”, no ano de 1896.

No ano de 1897, Pablo Picasso ingressou na Real Academia de Belas-Artes de San Fernando, em Madri. Viajou para Paris em 1900 e lá realiza sua primeira exposição no dia 24 de  junho de 1901, foi um sucesso.

Foi influenciado pelo estilo impressionista que o adota em suas obras, com a típica pincelada de pigmento puro.  O azul começa a invadir suas telas, é a tristeza que representa em seus retratos melancólicos. (1901 – 1904)

Passou da fase azul para a rosa nos anos de 1905 – 1907.  Em tal fase seus temas principais são figuras de circo e as mulheres. Exemplos, o Jovem Arlequim, O Moço com cachimbo.

 Casou-se no ano de 1954 com Jaqueline Roque. Em 1959 compra o Castelo de Vauvenarques, na França onde fixa residência.

 Seus últimos quadro foram produzidos no ano de 1954 – Retrato de Jaqueline Roque.

Obras Importantes

Outras obras importes do artista, foram : “ A pomba da Paz”, “Guernica”, “ Les Domoiselles D!Avignon”. Foi criador do cubismo, um os mais destacados do século XX.

Faleceu no dia 08 de abril de 1973  em Notre-Dame-De Vie, na França.

Embora, tenha sido mais famoso como pintor, Picasso também produziu várias gravuras e esculturas e no final dos anos quarenta, passou a fazer cerâmicas.

 

5 Artistas espanhóis mais famosos  e suas obras primas:

#3 Salvador Dalí

Dali

O terceiro artista é  o pintor Dalí. Dalí nasceu em Figueres, Catalunha, Espanha, no dia 11 de maio do ano de 1904.

Frequentou  a Escola de Desenho Federal, onde realizou sua formação e educação artística.

Em 1916, descobriu a pintura impressionista e no ano seguinte seu pai organizou uma exposição dos desenhos a carvão do filho, em sua própria casa.  A primeira exposição pública foi realizada no Teatro Municipal de sua cidade natal, no ano de 1919.

No ano de 1921, o pintor Salvador Dalí, resolveu morar em Madri, onde passou parte de sua vida.

Dalí, no ano de 1921, visitou Paris onde se encontrou com Picasso, seu ídolo.  Nos anos seguintes realizou vários trabalhos influenciados por Picasso, enquanto desenvolvia seu próprio estilo.

Ele deixou crescer o seu bigode, que se tornou emblemático, estilo esse baseado no pintor do século XVII, Diego Velázquez.

O maior projeto desenvolvido em sua vida foi no Teatro Museum Salvador Dalí, em Figueres, cidade onde nasceu o artista. (1974)

Salvador Dalí, além de ser pintor, foi escultor, cineasta, romancista e escritor. Em 1942 ele publicou  sua própria biografia: “ A Vida secreta de Salvador Dalí”.

Produziu mais de 1.500 quadros durante sua vida, dezenas de esculturas, ilustrações para livros, litografias e vários outros projetos.

Obras Importantes

Uma de suas famosas obras de pintura, foi a “A persistência da Memória”  – Relógios fundidos, obra surrealista. Sua primeira pintura foi “Autorretrato” – 1920. Outra famosa obra sua, de escultura é “ O rinoceronte Vestido com Puntillas.

Dalí, casou-se em 1934 com Gala em um cerimônia civil.  A religiosa, entretanto,  só foi acontecer anos mais tarde,  em 1958.  Morreu no dia 23 de novembro do ano de 1989, com 84 anos de idade, na Cidade de Figueres.

 

 

5 Artistas espanhóis mais famosos  e suas obras primas:

 

#4 Diego Velázquez

Já o  quarto artista é  Diego Velázquez. Velázquez  nasceu em Sevilha aos 05 de junho do ano de 1599, pintor espanhol e principal artista da corte do Rei Filipe IV de Espanha.

Era um artista individualista do período barroco contemporâneo. Foi também um retratista, pois pintou inúmeros retratos da família real espanhola, algumas outras  notáveis figuras européias e plebeus, sendo sua obra prima. “ Las Meninas” – 1656.

Desde a sua infância, a família de  Velázquez percebendo a sua vocação, colocou-o para estudar com Francisco Herrera, o velho prestigioso pintor sevilliano, naturalista.

No ano de 1617 organizou em Sevilha a sua primeira oficina de trabalho.

Pode-se perceber em seus primeiros trabalho  a técnica do tenebrismo, ou seja  o contraste entre zonas escuras e zonas iluminadas por um único foco de luz, tentativa  de ressaltar volumes e relevos. Tornou-se um modelo para os realistas e impressionistas.

Casou-se no ano de 1618, com Juana Pacheco, filha de seu professor.

No ano de 1622 viajou pela primeira vez à Madri, e no ano seguinte o rei Felipe IV, o nomeou pintor oficial da Corte.

Obras Importantes

Esteve na Itália pela primeira vez no ano de 1629 ocasião em que lá permaneceu durante um ano e meio, quando visitou os mais importantes centros culturais, descobrindo o colorido da Escola Veneziana.  Essa viagem intensifica o realismo de Velázquez, o que fica demonstrado em suas mais importantes composições: “ A Forja de Vulcano” (1630) e a “Túnica ensanguentada de José Levada a Jacó” (1630).

Em 1651, de retorno à Madri, foi incumbido da decoração de todos os palácios reais, não deixando entretanto, de produzir suas próprias pinturas: Os retratos da rainha “D.Mariana”, da Infanta: “Dona Maria Teresa”, “As Fiandeiras”, “ Las Meninas” (1656).

O último trabalho do pintor foi se encarregar  pela cerimônia de casamento da infanta Maria Tereza, vindo depois a falecer em 06 de agosto de 1660 em Madri.

 

5 Artistas espanhóis mais famosos  e suas obras primas:

 

#5 Francisco José De Goya 

 

O quinto, e último artista,  Goya, nasceu aos 30 de março de 1746 em Fuendetodos – Aragão.

Aos quatorze anos de idade, começou como aprendiz do pintor Don José Luzán, fazendo várias cópias de pinturas de inúmeros mestres.

Mudou-se para Madri, aos dezessete anos de idade, tentando ingressar na Academia de Belas-Artes, mas foi rejeitado por duas vezes. Depois dessas tentativas frustradas, diz ter-se tornado toureiro, em Roma e ter-se envolvido em inúmeras aventuras amorosas.

No ano de 1771, inscreveu-se num concurso da Academia de Belas-Artes de Parma, e começou a produzir sua primeira encomenda: O Afresco na Igreja Nossa Senhora do Pilar, em Saragoça.

O artista Goya, casou-se com Josefa Bayeu.  Em Madri trabalhou para várias fábricas, fazendo vários desenhos  para tapeçaria, depois começou a pintar retratos.

Em 1780, entra para a Academia de San Fernando, com a apresentação de sua  obra: “La Crucificada”. Nessa pintura o artista segue as regras acadêmicas, provando ser mestre do estilo convencional.

Tornou-se o pintor oficial da família real em 25 de abril do ano de 1785.

Em 1790 pinta um de seus autorretratos. Em 1792, quando em uma viagem à Andaluzia, é cometido por uma doença desconhecida que, consequentemente, o deixa paralítico temporariamente, quase cego e totalmente surdo, o que fez mudar seu estilo.   As cores se tornaram mais escuras e seu modo de pintar mais expressivo. Entretanto, ainda que o seu estilo novo tivesse se tornado mais sombrio, foi nesta fase que seu trabalho ganhou mais destaque.

Obras Importantes

A doença fez com que Goya perdesse o respeito pela aristocracia, expondo em suas obras as verdadeiras identidades e as fraquezas dos modelos. Exemplo: “O retrato do Rei Fernando VII”.

As produções artísticas de Goya, contém ampla variedade de retratos, paisagens, cenas mitológicas, comédia, sátira, homens, deuses e demônios, feiticeiros e um pouco de obsceno.

Francisco José de Goya, morreu no ano de 1828, na França.

5 Artistas espanhóis mais famosos  e suas obras primas:

Outras curiosidades sobre a cultura espanhola que podem ser de seu interesse:

Conheça as princiapais festas populares que fazem parte da tradição espanhola, clique aqui para saber mais.

Descubra todas as curiosidades  do flamenco, o estilo de dança espanhol queridinho internacionalmente, clique aqui para saber mais.

error: Contéudo com direitos autorais!!