Origem do Flamenco e seus diferentes estilos
A origem do Flamenco! Entre os inúmeros elementos que marcam a cultura espanhola, o Flamenco se caracteriza como um dos protagonistas.
Quem vê a sua popularização e reconhecimento atual, nem imagina que o Flamenco veio duma origem humilde e sofreu muito preconceito.
Tal estilo de dança teve sua origem nos bairros pobres ciganos (as gitanerias) e foi passado de geração à geração transformando-se em uma expressão artística bastante elaborada.
Na mesma época do seu surgimento, ocorriam as inquisições espanholas, que tinham como foco de perseguições os povos mouriscos, judeus e ciganos.
Por ter surgido em um período muito tumultuado onde os principais artistas eram alvos de aniquilamento, a dança flamenca transmite demasiada emoção, retratando o espírito arrebatador das lutas, o orgulho de suas origens, as dores e alegrias do povo.
Essa expressão cultural teve por muito tempo pouquíssimo reconhecimento e apenas nos últimos 200 anos ganhou projeção.
A princípio, o Flamenco era constituído apenas do canto (cante). Com o tempo foi ganhando outros elementos, como as palmas, o violão ou guitarra (toque), o sapateado e a dança (baile).Também foram incluídos os instrumentos de percussão: cajón e castanhola.
Os 3 estilos do Flamenco
Flamenco Jondo
É o mais antigo, o primeiro estilo do Flamenco, sendo também o mais tradicional e complexo.
Flamenco Clássico
Uma manifestação do Flamenco mais moderna e utiliza novas maneiras de tocar os instrumentos e de “bailar”‘. Este estilo não é tão complexo e intenso como o Jondo.
Flamenco Contemporâneo
No gênero contemporâneo, esta expressão artística ganha características tanto da forma mais tradicional quanto do flamenco clássico. Além disso, se apropria de outros estilos como o jazz e fusões musicais como a bossa nova, o gipsy, música latina, cubana e outros.
Agora você já conhece mais um elemento da rica cultura espanhola, que tal conhecer mais sobre As Comunidades Autônomas da Espanha ? Tenho certeza que vocè irá adorar saber sobre as diferentes cidades espanholas, seus encantos e suas peculiaridades!