Suas Peculiaridades e Idiomas

As Comunidades Autônomas da Espanha

As Comunidades Autônomas da Espanha

As comunidades autônomas da Espanha fazem parte da singularidade deste país.

A comunidade autônoma é uma entidade territorial que, dentro do sistema jurídico constitucional espanhol, é dotada de autonomia, com suas próprias instituições e representantes e determinados poderes legislativos, executivos e administrativos, que em muitos aspectos se assimila a entes federados.

 

Conforme a Constituição Espanhola de 1978, a Espanha é constituída por dezessete comunidades autônomas.

Quais são as Comunidades Autônomas da Espanha?

         As comunidades autônomas têm suas províncias e respectivas capitais, são elas:

  1. Andaluzia, cuja Capital é Sevilha.
  2. Aragão, Capital Saragoça.
  3. Astúrias, Capital Oviedo.
  4. Balares, Capital Palma de Maiorca.
  5. País Basco, Capital Vitória-Cateiz.
  6. Ilhas Canárias, Capital Santa Cruz de Tenerife.
  7. Cantábria, Capital Santander.
  8. Catalunha, Capital Barcelona.
  9. Castela-Mancha, Capital Toledo
  10. Castela e Leão, Capital Valdolid.
  11. Estremadura, Capital Mérida.
  12. Galiza, Capital Santiago de Compostela.
  13. Larioja, Capital Logroño.
  14. Comunidade Autônoma de Madrid, Capital Madrid.
  15. Região de Múrcia, Capital Múrcia.
  16. Navarra, Capital Pamplona.
  17. Comunidade Valenciana, Capital Valência.

 

Conhecer as comunidades autônomas e suas peculiaridades, é descobrir a grande riqueza cultural e natural que tem Espanha.

 

Dito isso, que tal embarcar nesta viagem comigo?

          As Comunidades Autônomas da Espanha

Os idiomas das Comunidades Autônomas da Espanha de formal geral, são:

  1. CATALÃO, língua oficial da região Catalunha e das Ilhas Baleares.
  2. EUSKERA, é a língua oficial em navarra e no País Basco.
  3. GALEGO, língua oficial da região da Galícia.
  4. VALENCIANO,idioma oficial na comunidade autônoma de Valência.

As Comunidades Autônomas da Espanha

Andaluzia

Neste parágrafo vamos falar sobre a Comunidade de  Andaluzia, cuja capital é Sevilha, fica na parte Sul da Espanha, faz fronteira com Portugal e localiza-se às margens do Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico.

É uma região antiga que já passou por domínio de vários povos, como os fenícios, os gregos, os romanos, os judeus e árabes.Seu clima quente e suas praias são um convite de veraneio para os europeus.

Sevilha, mantém patrimônios históricos   de grande beleza e valor. Possui Igrejas com arquiteturas góticas e  vários prédios magníficos.

Algumas das maiores tradições espanholas se fazem presentes em seu território. São Elas o Flamenco, bem como os restaurantes de tapas.

Córdoba, é uma outra cidade repleta de belas mesquitas, herança do período em que Andaluzia fora dominada pelos mouros.

Granada, outra bela província, exibe a fortaleza de Generalife, a famosa Alhambra e o bairro de Albaicin, que fazem parte do patrimônio da humanidade por suas grandiosidades, importância e beleza.

Aragão

A Comunidade de Aragão, terra do famoso pintor Francisco Goya, localiza-se ao Norte da Espanha.

Possui belas paisagens pastoris e mantém uma grande  criação de cordeiros, daí predominar entre a gastronomia local o tradicional prato: “ O assado de tamasco ” .

Aragão, destaca-se também pelas vinículas  ali existentes, produzindo vinhos tintos e rosados de excelente qualidade.O azeite de Empeltre ali produzido, com azeitonas típicas, possui aromas de frutas, como de maçã, e é outro destaque da região.

Outra personagem ilustre de Aragão é Catarina de Aragão, filha do rei Fernando II e da rainha Isabella I, a princesa espanhola que se casou com  o príncipe de Gales, Arthur Tudor.

                                                                                           Astúrias

 Astúrias, também conhecida como o Principado das Astúrias, berço do príncipe espanhol, que inclusive, possui o título de Príncipe das Astúrias.   O idioma ali falado é o castelhano e o asturiano, esse  último mais usado nas zonas rurais.

Na região oeste, fala-se o galego asturiano.

O Galego é uma língua muito parecido com o português. Tanto que quando se fala galego, o brasileiro sem saber nada de espanhol o compreende perfeitamente. Quando se fala o português, o galego também   entende.

Na culinária, destaca-se o prato denominado “fabada”   que é semelhante a feijoada portuguesa.

Há uma enorme variedade de queijos artesanais, sendo o mais popular o chamado “Cabrales”. A bebida predileta é a sidra.

No ano de 2011 foi inaugurado o Centro Niemeyer das Astúrias, formado por cinco peças separadas e complementares: Praça, auditório, cúpula, torre e um edifício polivalente.

Baleares

As Ilhas Baleares, são um arquipélago do mar mediterrâneo composto pelas ilhas de Maiorca, Minorca, Ibiza e Formenteira, que são as maiores, e as que mais se destacam, dentre as muitas outras ali presentes.

Os principais povos que ali habitaram foram os gregos, fenícios e os romanos. As Ilhas Baleares eram denominadas pelos gregos de “Gymnesiae”  porque seus moradores andavam nus no verão.

Baleares vem do latim “baliariedes” devido seus habitantes serem muito bons em atirar pedras com fundas.

Nas Ilhas pode-se observar alguns monumentos megalíticos tais como: Os Talayots, as Navetas e as Taules, que datam do período entre 1.800 a 1.500.   Ali fala-se a língua catalão.

País Basco

O País Basco, localiza-se no extremo Norte da Espanha, região em que residem os bascos. Esse local tem uma cultura própria, principalmente pelo idioma ali falado, a EUSKARA.

Sustenta um movimento nacionalista desde os fins do século XIX. A luta por sua independência cresce a partir de 1959 com a criação do ETA, considerado uma organização terrorista, surgida no governo ditatorial de Francisco Franco.

A partir da Constituição Espanhola de 1978, o País Basco adquiri uma grande autonomia, criando partidos legais.

Os bascos são povos antigos e desde a pré-história já se os conhecia, assim como diferentes tribos que falavam línguas muito parecida com a atual EUSKARA.

Catalunha

A Catalunha, comunidade autônoma da Espanha, localiza-se na extremidade Leste. Região composta pelas cidades de Girona, Lérida, Tarrogana e Barcelona que é a sua Capital e a maior delas.

Barcelona é o segundo município com a maior população  da Espanha. Localiza-se às margens do Mar Mediterrâneo.

Catalunha, vem do latim medieval “Cathalaunia”. São várias as teorias da origem desse nome. Uma delas é que Catalunha vem do nome de Gócia ou Gáucia Lâunia, terra dos godos.

Sua Capital, Barcelona é conhecida como a cidade de Gaudi, devido as inúmeras obras do referido artista que se encontram espalhadas por sua região.

A Beleza de várias construções arquitetônicas são os destaques de Barcelona, como a monumental construção da Igreja denominada A Sagrada Família. Abriga ainda outras criações de grandes mestres do modernismo catalão, como a Casa Batlló, La Pedrera e o Parque  Guell.     

São muitos outros pontos turísticos a se visitar em Barcelona, como museus, praças, diversos restaurantes que servem as tradicionais “tapas” – pequenas porções de petiscos e aperitivos, além de suas praias que são verdadeiros refúgios nos dias quentes do ano.

Por tantas opções do que se fazer, Barcelona destaca-se como uma das cidades mais procuradas da Europa, atualmente.

Madrid

A Cidade de Madrid é a Capital da Espanha e está situada quase no Centro da Península Ibérica e é uma das mais elevadas capitais europeias, estando a 668 metros acima do nível do mar do planalto de Meseta. É a cidade mais populosa da Espanha. Foi escolhida como a Capital do país em 1.561 por Felipe II.

São inúmeros os famosos museus ali existentes, dentre eles Thyssen-Bornemisza, o museu  Nacional del Prado, Arqueológico Nacional, o museu de Ciencias Naturales , e muitos outros.

Pode-se destacar ainda, o palácio Mosteiro de San Lorenzo de Escorial, que fica nas proximidades da cidade e foi declarado como Patrimônio da UNESCO.

Madrid também é conhecida por sua vida noturna e por seus bares localizados no “Bairro de Las Letras”, no centro ao redor da Praça de Santa Ana e das ruas Huertas e Echegaray e ainda nos bairros de Malasaña e Lavapies, onde a música é tocada até ao amanhecer.

Assim como nas grandes cidades, Madrid também possui uma das maiores e mais extensas linhas de metrô do mundo, o que facilita em muito como movimentar-se pela cidade.

O Palácio Real, a Puerta del Sol e a Plaza Maior, são atrações imperdíveis de se visitar em Madrid.

Comunidade Valenciana

A Comunidade Valenciana, cuja Capital é Valência, localiza-se no Leste do país, possuindo mais de 500 km de litoral do Mar Mediterrâneo. É a terceira cidade mais populosa da Espanha.

O clima em Valência é ameno, principalmente no inverno com temperatura média anual de 17º C , mas os verões são quentes.

Valência é conhecida também com a cidade das flores devido seus vários jardins e parques, possuindo mais de 6,5 km de espaços verdes apenas no Jardim de Túria, conhecido como El Rio.

Destaca-se em Valência as numerosas festas, algumas conhecidas até fora do país. As principais delas são as “Fallas”, que são figuras ou esculturas de madeira e cartão colocadas nas ruas antes do dia 15 de Março pela manhã e após quatro dias, na noite de Sant Josep, à meia-noite são queimadas. É uma festa semelhante ao carnaval brasileiro.

O prato que se destaca na gastronomia tradicional da cidade é o chamado: “Paella”, também conhecido como arroz a valenciana. Os cardápios são ricos em arroz e legumes frescos. Também encontra-se uma variedade de pratos de peixes nativos, seguindo uma dieta mediterrânea.

A bebida mais famosa e preferida em Valência é a Orxata que é feita de chufas e não é alcoólica.

Se gostou de conhecer um pouquinho mais sobre a Espanha e suas peculiaridades, não deixe de ler sobre um dos aspectos mais incônicos da cultura espanhola: Origem do flamenco e seus diferentes estilos

error: Contéudo com direitos autorais!!