Tapas: Cultura e Tradição de uma das gastronomias mais renomadas do mundo.
Tapas: Cultura e Tradição.
Mas afinal, o que são tapas? São aperitivos típicos da cultura espanhola, servidos durante o consumo de bebidas (alcólicas ou não).
Na Espanha, há um hábito muito tradicional de sair pela tarde ou pela noite e andar pelos bares a “
Mas afinal como surgiu esta cultura de Tapas? Existem muitas lendas e histórias sobre sua origem, hoje iremos abordar as principais delas. Independente de como e qual foi seu surgimento, apenas temos motivos para agradecer a sua deliciosa existência.
Lenda Sobre a Origem das Tapas
Esse hábito da gastronomia espanhola, surge com um dos mais antigos costumes. Muitos afirmam que seu surgimento emergiu durante o reinado de Afonso X, em um período em que o rei esteve doente. Conta-se, que ele recebeu a receita de tomar algumas taças de vinho ao longo do dia, mas para amenizar os efeitos que o álcool poderiam causar, o fazia comendo pequenas quantidades de comida entre um gole e outro.
Segundo a próxima lenda, a hitória tinha dado início de outra forma. O rei Fernando II de Aragon, solicitou que sua taça de vinho fosse coberta, por haver muitas moscas, e, o taberneiro atendendo ao seu pedido, trouxe um pedaço de salame , jamón ou queijo, dizendo: “ Aqui Tiene Su Tapa, Majestad ”. Já que em espanhol Tapa que dizer tampa.
A quem diz , que as “Tapas” nasceram de forma uma pouco mais humilde,no século XX, na Andaluzia, onde se colocava fatias de lombo de porco sobre a taça de vinho para que este não perdesse o seu sabor e aroma.
Seja qual for sua verdadeira história, O TAPEAR torna-se uma espécie de modo de vida espanhol invejável por muitos países, consistindo entre outras coisas: o hábito de conversar, trocar idéias, embalado por uma bebida e uma variedade de comidinhas.
Agora que você conheceu as principais lendas e histórias contadas ao redor da origem da cultura do “tapeo”, que tal descobrir as mais conhecidas e tradicionais tapas espanholas? Preparados? Então, vamos lá!
As Principais Tapas Espanholas e Variedades
1- Jamón/ Croquetas de Jamón
É claro que o primeiro item é o Jamón: presunto cru super típico da Espanha. As croquetas de jamón são os nossos famosos croquetes , mas pra quem não é muito fã de fritura, vale provar a iguaria seja no sanduíche ou na pizza.
2- Patatas Bravas
Não poderia faltar em nossa lista de prioridades, a famosa patatas bravas. Elas consistem em batatas brancas cortadas em cubos, fritas em óleo e servidas quentes com molho bem picante. Em alguns bares também se pode encontrar a versão das patatas bravas ao alioli, um molho que se parece à uma maionese de alho.
3- Pan con Tomate
Tapa típica do café da manhã espanhol, o pan con tomate, é um item clássico nas manhãs espanholas. Geralmente é servido com suco de laranja ou um cafézinho bem forte.
4-Tortilla Española
Feita a base de batatas e ovos, se parece muito ao omelete que conhecemos. Em algumas regiões da Espanha, leva cebola. Esta tapa pode ser servida sozinha ou como recheio de um delicioso sanduíche… íche…íche.
5- Paella
Talvez um dos pratos mais reconhecidos internacionalmente, a paella é feita a base de arroz, um caldo suculente e claro, o famoso socarrat, a raspinha do arroz caramelizado que fica no fundo da panela. É típico da gastronomia valenciana e sim, também faz parte do cardápio das famosas tapas espanhola.
6- Calamares a la Romana
Os calamares a la romana estão presente na maioria dos cardápios espanhóis e são nada mais que nossas típicas lulas a doré. São servidadas, em geral, com pedaços de limão. Uma boa pedida para aquelas tardes de verão.
Tapas: Cultura e Tradição
As tapas são definitivamente uma parte muito importante da cultura e tradição da Espanha. Convido a todos a saborearem as deliciosas tapas em Espanha, principalmente em Granada e Zaragoza. E enquanto não der para viajar, se deliciem aqui.
Se gostou de conhecer a origem das tapas, conheça um pouquinho mais sobre esta parte tão importante da gastronomia espanhola:
Se quer conhecer outras curiosidades e aspectos importantes da cultura espanhola, clique aqui.