As festas populares espanholas fazem parte da tradição e cultura deste país.
Não é segredo para ninguém que a Espanha é uma nação que ama celebrar e festejar. Não é à toa que seja também o segundo principal país europeu com o maior índice de turistas durante o ano, ficando atrás apenas da França. Apesar de suas belezas naturais e arquitêtonicas inquestionáveis, muitas pessoas se sentem atraídas a visitar o país ibérico pelas suas famosas e tradicionais festas populares.
Há uma enorme variedades de festas tradicionais, destacando-se dentre elas:
Festas populares espanholas
- La tomatina
- San Fermín (São Firmino)
- As Fallas de Valência
- El Cascamorras
- Concurso de Castells
- Batalha do vinho de Haro
- Feira de Abril ou Feira de Servilha
- Fiesta de La Mercè,
- Festa dos Enfarinhados
- Semana Santa
- Festa Nacional da Espanha.
LA TOMATINA
A Festa de La Tomatina, como se pode deduzir, é uma verdadeira guerra de tomates, é a maior do mundo.
O festival acontece nas proximidades da cidade de Valência, em Buñol sempre na última quarta-feira do mês de agosto. Esse evento inicia-se pela manhã por volta das onze horas e dura o dia inteiro.
Essa festa, faz com que a pequena cidade dobre sua população, passando de nove mil habitantes para dezoito mil e as vezes esse número de festeiros é bem maior. O ano de 2012 a cidadezinha recebeu 50 mil pessoas dispostas a atirar tomates um no outro.
Daí conclui-se que são milhares de toneladas de tomates que são consumidos na ocasião e a pequena Cidade fica cheia de molho de tomate por todos os lados.
SAN FERMÍN
San Fermín é a festa em que inúmeras pessoas fogem de touros bravos soltos nas ruelas estreitas da Cidade de Pamplona.
Esse evento ocorre nos dias 06 e 14 de julho, em homenagem ao Santo Padroeiro da região.
As corridas de touros iniciam-se às 08:00 horas da manhã com duração máxima de quatro minutos e quem participa delas deve-se vestir de branco e colocar no pescoço um lenço vermelho. Há também shows, espetáculos de danças e desfiles com bonecos grandes. É uma festa bem divertida e apreciada por muitas pessoas tanto que a Cidade de Pamplona nessa ocasião, recebe 1,5 milhão de pessoas durante o período.
FALLAS DE VALÊNCIA
As Fallas de Valência é um grande evento que acontece durante o mês de março. É uma festa muito animada, parecida com o nosso Carnaval, trata-se de um grande desfile de Ninots – estátuas coloridas feitas de papel machê ou de madeira, que depois são queimadas.
Conta-se que essa tradição vem do século dezoito e que naquela época os carpinteiros de Valência, para homenagear São José, no seu dia, queimavam os restos de madeira de suas oficinas, o que se tornou um costume, uma tradição desde então.
As Fallas de atualmente, mantém a tradição da queima dos bonecos e estátuas no final.
Geralmente os bonecos são representações de figuras políticas, pois o evento faz críticas às circunstâncias políticas e sociais da atualidade, sempre com um tom de humor sarcástico.
El Cascamorras
El Cascamorras, é uma festa celebrada no mês de setembro realizada nas cidades de Guadix e Baza, que são cidades históricas com edifícios importantes no estilo gótico. Em ambas cidades predominam a influência da arquitetura árabe e romana.
Essa celebração remonta do século quinze e trata-se de uma disputa entre as referidas cidades pela manutenção de uma relíquia, uma imagem da virgem de La Piedad.
Relata a tradição que, para resolverem a disputa, um palhaço da corte de Guadix entra na catedral de Baza para roubar a relíquia, mas é surpreendido e para não ser apanhado foge pelas ruas de Baza e o povo atira nele tudo que têm em suas mãos. Assim o roubo da relíquia é evitado.
Desde então, há mais de cinquenta anos os habitantes dessas duas Cidades celebram o evento correndo pelas Ruas pintados de preto.
Concurso de Castells
Concurso de Castells, são os famosos “Castelos Humanos”
A cidade charmosa e pequenina de Tarragona (próximo a Barcelona) , há cada dois anos, recebe milhares de pessoas para a realização do mais tradicional Concurso de Castelos Humanos. São várias equipes de diversos países que participam desse evento. Vence a equipe que construir a torre com maior número de andares.
No último Concurso, participaram trinta e dois grupos. Foi a 26ª Edição, foram montados vinte e cinco castelos com torres de nove andares.
Festas populares espanholas
Batalha do vinho de Haro
A Batalha do vinho de Haro, consiste em uma batalha entre dois grupos e durante o evento são derramados sobre as pessoas, vários litros de vinho. A intenção é molhar o maior número de pessoas com o vinho, por isso é aconselhado que os participantes usem roupas velhas, já que vão ficar todos encharcados. A cada ano, no dia 29 de junho, Haro muda de cor, visto que é a data oficial do evento.
Feria de Abril
Feria de Abril, é outra celebração espanhola realizada na Cidade de Sevilha, durante duas semanas no mês de Abril, com festas e muita diversão tanto para os turistas como para os espanhóis.
Antigamente o evento destinava-se à venda de gado nas Ruas, mas atualmente, monta-se barracas onde as pessoas se reunem para beber, comer e dançar o famoso baile do Flamenco .
Fiesta de La Mercè
A Fiesta de La Mercè, é um festival realizado em homenagem a Mare de Deu de La Mercè, a Santa Padroeira da Cidade de Barcelona.
A Festa acontece durante cinco dias próximos do final do mês de setembro. É uma das maiores festas de Rua.
São vários desfiles, eventos e a corrida do fogo. A corrida do fogo, consiste em soltar vários fogos de artifícios, vestir-se com fantasias de demônios e dragões. Por isso, é muito importante ter cuidado com a segurança da festa, principalmente com as crinaças.
Festa dos enfarinhados
Festa dos enfarinhados é realizada na Cidade de Ibi em Alicante no dia 28 de dezembro e é celebrada há mais de 200 anos.
A festa comemora o “Dia dos Inocentes”, ocasião em que os participantes jogam farinha, ovos e legumes uns nos outros.
Semana Santa
Semana Santa, assim como no Brasil, na Espanha comemora-se a Páscoa a da seguinte maneira:
- Quinta-feira Santa, recorda-se a celebração da última Ceia de Jesus Cristo
- Sexta-feira Santa, a representação da morte de Jesus Cristo na cruz.
- Domingo de Páscoa, lembra-se a ressurreição de Cristo, o regresso à vida e sua subida aos céus.
As Festas mais tradicionais estão presentes no Sul do país. E por isso, em Málaga, há mais de 500 anos, as irmandades organizam para disputar quem produz as melhores plataformas que carregam os santos.
Em Servilha, durante a Semana Santa, a cidade recebe mais de 60 irmandades e desta forma, atrai mais turistas.
A principal procissão da cidade é a Irmandad De La Estrell. A Semana Santa é um dos feriados mais importantes da Espanha.
Festa Nacional da Espanha
A Festa Nacional da Espanha é celebrada no dia 12 de outubro.
Consiste em um desfile militar que é assistido por muitas pessoas e participam dele várias figuras ilustres, como o presidente do governo e até mesmo o rei e a sua família.
Festas populares espanholas
Existem muitos motivos para visitar a Espanha, mas acima de tudo, curtir e vivenciar as festas populares espanholas. Agora que já conheceu um pouco mais sobre as festas populares espanholas, que tal conhecer outros aspectos bem importantes desta cultura?
Tenho certeza que irá gostar de conhecer por exemplo :